Good News / Bad News

“Good news bad news” é título duma instalação do reconhecido artista plástico búlgaro Nedko Solakov. Podemos apreciar a sua obra por estes dias em Serralves e em particular esta instalação que nos leva quase de imediato aos jogos de tabuleiro.

E nem seria necessário o artista se ter debruçado sobre o lançamento de um dado para termos essa perceção. Na verdade, esta dicotomia está presente a todo o tempo na vida em geral e, por maioria de razão, no jogo.

Num encontro entre o leão e a gazela o que para aquele é uma boa notícia é necessariamente uma péssima noticia para esta… Um golo é um excelente facto para a equipa que marca e uma má nova para quem sofre.

E é curioso verificar que até para quem a notícia é reconhecidamente má pode haver um lado positivo, como é o exemplo do guarda-redes que, ilibado de qualquer culpa no golo, até terá feito “o impossível” para o evitar!

A vida está cheia de más notícias que encerram um lado positivo. Nos jogos de tabuleiro podemos até atingir um estádio mais evoluído quando o aparentemente mau se transforma em bom. É disso exemplo “Troyes”, o jogo do ano Spiel Portugal de 2010, onde uma série de dados com 1 e 2 pode tornar-se numa excelente noticia quando, à partida, é um mau lançamento.

Se, numa análise menos elaborada, nos fixarmos na apreciação dum jogo de tabuleiro, é evidente que esta

engloba um conjunto de fatores, sendo que uns serão avaliados de forma positiva, outros pela negativa. E o que para uns pode ser algo de interessante pode para outros não merecer qualquer relevância.

É o clássico exemplo do copo meio cheio ou meio vazio, que nos é apresentado por Solakov como paradigma da bifurcação “Good news, bad news”.

Ao criar este novo espaço de opinião, o Spiel Portugal pretende lançar de forma rápida e concisa um olhar sobre os muitos jogos de tabuleiro que vão à mesa.

A boa notícia é que vamos ter por aqui mais opiniões sobre jogos. A má notícia é que alguém vai ter de as escrever!

Glass Road — Dec 11, 2013 12:05:50 AM

Mineiros a brincar — Nov 30, 2013 7:56:52 PM

Class... ico, quase — Jul 26, 2013 3:21:10 PM

Tzolk'in, às voltas com os Maias — Dec 2, 2012 4:30:28 PM

Terra Mystica — Nov 4, 2012 2:50:48 PM

GINKGOPOLIS — Oct 29, 2012 12:43:37 PM

MILESTONES — Oct 3, 2012 9:32:41 PM