Regulamento

O processo de escolha do Jogo do Ano

Quais os jogos a eleição?

Cada membro da equipa que compõe o SpielPortugal envia uma lista de 10 jogos que ele propõe a eleição. Dos 10 jogos enviados, 3 são destacados dos restantes. Este destaque serve apenas como um factor de desempate.

E que jogos são esses?

Os jogos que constam na lista de cada elemento terão que ser jogos editados no ano referente ao prémio a atribuir. Assim para a entrega do prémio Jogo do Ano 2006 (por exemplo), poderão ser eleitos todos os jogos editados no ano de 2006. Poderão também constar da lista a ser enviada, todos os jogos que tenham sido editados em anos anteriores, mas que por um qualquer motivo apenas sejam jogáveis em 2006 (nomeadamente por questões de dependência de língua).

O que se faz com essa lista?

Após todos terem enviado as suas propostas, é feita uma compilação de todos os jogos e destes, os 5 jogos que constam em mais listas passarão a uma segunda fase. Aqui, e em caso de empate são então considerados os destaques individuas.

Segunda fase

Após estes jogos terem sido seleccionados, temos uma nova ronda de votações, mas antes disso, cada um dos jogos será jogado pelo menos mais uma vez por todos os elementos.

Após todas as dúvidas terem sido dissipadas, uma nova votação é então feita por cada um dos elementos. Esta votação é mais elaborada que a primeira. Serão considerados vários factores, e dependendo da notas atribuídas um jogo é eleito o melhor do ano.

E que factores são esses?

Para cada jogo, serão considerados os seguintes factores de análise:

- Produção (15%) – Análise ao material de jogo. Não só quanto à sua qualidade e beleza, mas também a sua funcionalidade e sucesso comercial.

- Tema (10%) – O jogo é temático, ou é coladinho a cuspo? Se o tema é apelativo?

- Mecânica (10%) – O jogo é original? A mecânica adequa-se ao tema?

- Rejogabilidade (10%) – O jogo continuará a ser apelativo e diferente depois de jogado várias vezes?

- Interacção (5%) – Existe interacção entre os jogadores? As decisões dos outros jogadores são importantes para o teu jogo?

- Tempo/Diversão (50%) – Este é um factor mais pessoal. Divirto-me a jogar? O tempo de jogo é o ideal para mim?

Como se verifica pelas percentagens, cada 1 destes factores tem um peso diferente para a nota final a atribuir ao jogo. Assim, o factor tempo/diversão, sendo que será por certo o mais diferenciador tem o peso maior, valendo metade da nota final.

Porquê estes factores e estas percentagens?

Este foi um debate que tivemos e estes serão, para nós, os factores que temos em consideração quando avaliamos um jogo. Após seleccionados os factores, o peso de cada um foi levado em consideração.

A produção é para nós um pouco mais importante que os restantes. Um jogo bonito e apelativo marca pontos e se para além disso é funcional, melhor ainda. O facto dos componentes serem funcionais e ajudarem o próprio jogo é muito importante, pois de nada vale ter um tabuleiro magnífico, que quase parece um quadro, se depois não se consegue jogar sobre ele?

A interacção é de todos os factores o que tem um peso relativo mais baixo. Apesar de gostarmos sempre de interagir com os outros, esse não será certamente o objectivo final dum jogo e poderão até existir jogos onde isso até não é necessário, daí o seu valor mais baixo.

Tema, Mecânica e Rejogabilida detêm o mesmo peso relativo. São factores importantes num jogo e que serão sempre alvo de análise por todos os que jogam e compram jogos.

Tempo/diversão. Como foi explicado anteriormente, este é o grande factor diferenciador de uma avaliação de um jogo entre todos os votantes. Pois se os outros serão quase sempre muito semelhantes, ou seja, para mim um jogo nunca terá um 20 em tema e para outro 0, aqui sim, essa diferença pode existir. Daí o peso de 50% atribuído a este factor. Esta é a nota individual que cada elemento dará ao jogo. Apesar de um jogo ser bem produzido, ter um grande tema, muita rejogabilidade, etc… para mim pode ser um mau jogo (ou neste caso menos bom) e terá que ser penalizado por isso.

A recolha final

Após todos terem enviado as suas pontuações, mais uma vez é feita uma agregação de todas as notas e aí é anunciado o vencedor.

O anúncio

Um post será criado a anunciar qual é para nós o vencedor do Jogo do Ano.

O que esperamos com isto?

Nada. Esta é a nossa forma de agradecer, a todos os criadores, o tempo bem passado à volta das suas criações.

[ post original ]