Destaques‎ > ‎

Tabuleiros individuais

Publicado a 27/03/2011, 15:53 por Nuno Sentieiro   [ atualizado a 27/03/2011, 15:55 ]

Os tabuleiros individuais são já uma prática assídua na composição e organização dos jogos de mesa. 

Em alguns casos não passam duma formatação do espaço que cada jogador sempre tem para guardar as suas coisinhas, ou, quando pouco, para poisar as cartas quando temos de levantar da cadeira para ir buscar mais uma cerveja! Aproveitam os criadores e editores para aí colocarem alguma informação “player aid” e para darem um pouco mais de espaço e projecção à arte que tanta e tanta vez acaba por ser a única amarra ao tema do jogo. 

Mas há jogos que se consubstanciam nos tabuleiros individuais, sendo, em contrapartida, o tabuleiro central quase supérfluo em alguns dos casos. Nestes exemplos aquele pequeno rectângulo de cartão atrai toda a nossa atenção e, não raras vezes, alguma da dos nossos parceiros de jogatana. 

Este primeiro top sobre o assunto nasce a pensar naqueles tabuleiros que funcionam como marcadores de avanço. Não é um top dos jogos com os melhores (mais bonitos?) tabuleiros individuais mas um top sobre os melhores jogos com tabuleiros individuais e quando estes são mesmo necessários para a coisa funcionar! 

Comments