Opinião‎ > ‎

Bitaites




"Opinião pouco reflectida ou palpite sem fundamento" 



Com queijo todos os vinhos são bons ou a um baile de gala não vás de chinelo e calção.

Publicado a 23/04/2015, 03:45 por Pedro Andrade

Há alguns anos participei numa convenção que se realizou num centro de congressos de uma bodega na rioja alavesa, um edifício sumptuoso projectado por Santiago Calatrava, no final de um dos dias da convenção convidaram-nos a visitar as instalações num pequeno Workshop de “escanção”, foram explicando e no final veio a tão esperada prova das boas pomadas daquela região, entre cada vinho que degustamos davam-nos uma pequena tosta, e eis que alguém pergunta “..não deveria ser queijo?...”, a resposta foi imediata “.. se vos derem queijo desconfiem, com queijo todos os vinhos são bons….”.

                Sexta-feira passada ao contrário do prometido não voltámos aos clássicos, o Paulo e o miúdo, aparecem pela porta com o Nipon debaixo de um braço e um southern, debaixo do outro. Ui! penso eu, “..teste night!! L..” e avaliar pelo vinho (…com um bom vinho qualquer jogo é bom…), mas o Paulo vinha confiante, o miúdo rapidamente preparara o set-up e lá começamos o teste, hummm que se passa digo eu para os meus botões “… então e o vinho?...”, continuamos,  parece ser que o jogo não precisa de “muletas”  joga-se bem…… entretanto a meio do jogo o Paulo vai à cozinha e traz foie grass e diz “…têm de provar a minha nova especialidade…”, eu respondo “… afinal já sei para que é o vinho é para disfarçar essa mistela que ai trazes…”, uma vez mais  o Paulo seguro do que tinha feito, serviu o foi grass a seco e que maravilha estava, o vinho só veio depois……

                Noite fantástica onde tudo esteve bem, Nipon sumptuoso como o edifício de Calatrava e como a uma noite de gala não se vai de calção e chinelo, vinho e foie grass a condizer.

                Parabéns Nuno e Paulo, vem ai mais uma grande malha!!!! 


Expectativa

Publicado a 14/04/2015, 02:53 por Pedro Andrade

Expectativa

·         500g de arte fantástica

·         850g de um tema que faz sonhar

·         100g de autores com provas dadas

·         2Ddcl de editora consagrada

·         Suspense QB

Misturar bem e levar ao forno.

Será esta a receita de uma grande malha???

 “The voyages of Marco Polo”.

Este jogo está a criar-me um frenesim enorme, dos criadores de Tzolkin, editado pela Hans im Glük, um jogo de duração média, as viagens de Marco Polo, a mecânica “à lá” Madeira (dice placement). Aparentemente com factor sorte reduzido.

Será um dos que virá bastantes vezes à mesa.

Eventualmente o ponto menos bom será que os “poderes” diferentes de cada um dos personagens que cada jogador assume possam desequilibrar o jogo, veremos logo que saia.

Disqus comments for Google Sites


Defesa da Honra

Publicado a 14/04/2015, 00:42 por Pedro Andrade   [ atualizado a 14/04/2015, 02:02 ]

Defesa da Honra - Russian Railroads



Este é sem dúvida um título pouco consensual.

Enquanto esperava pela encomenda tive uma enorme expectativa, por tudo o que li de um jogo difícil, inclusive nas próprias regras falam de um jogo complexo…. O tema, um jogo de comboios é sempre um jogo de comboios…..

Depois de lidas as regras, começou algum desapontamento, foi o primeiro jogo que percebi como se jogava antes de o ver, só por ler as regras, onde estava a complexidade prometida??? Não era o pick-up & deliver típico dos jogos de comboios.

Jogadas algumas vezes, a frustração foi quase total, gostava de jogar o jogo, mas era um jogo simples e pior parecia que só havia um caminho possível para a vitória, que as primeiras jogadas eram obrigatórias…….

Após ter sido “obrigado” a jogá-lo algumas vezes na LeiriaCon 2014 comecei a acreditar que havia muito mais….. no entretanto  o amigo Costa foi pai e para poder continuar a jogar descobriu um site fantástico, onde começámos a jogar on-line.

Entretanto passados mais de 200 jogos (na mesa e no tablet) e depois de reler alguns comentários, senti-me obrigado a escrever este post.

Trata-se de um excelente jogo muito táctico com variadas opções para atingir a vitória, muita interacção que força algumas vezes a refazer a estratégia, 0% de sorte (..a dois..), a contemporização em certos momentos do jogo é um excelente tempero.

Uma boa arte; bons componentes e muito bem desenhado.

Não é certamente o melhor jogo do mundo, nem é o meu preferido, mas que gosto muito de o jogar lá isso gosto……



1-3 of 3