Críticas‎ > ‎2011‎ > ‎

Mijnlieff


Mijnlieff (lê-se Mine Leaf) 

Andy Hopwood
2 jogadores
5-10 minutos
6+

"Vamos resolver isto como Homens... pedra, papel, tesoura... dahhhh..."

Desde os primórdios da Humanidade que o Homem gosta de "andar à bulha", de resolver disputas como: - quem é que tem o maior... QI , com exibições públicas de masculinidade, em duelos épicos de testosterona. 

Um dia, um tipo meio escanzelado e um pouco esperto disse:
"- E se...  e isto é só uma suposição, em vez de andarmos à porrada e corrermos o risco de nos aleijar e morrer ou assim, não jogamos um joguinho para decidir isso?" 

Muitos e muitos jogos estúpidos depois, eis que chega Mijnlieff ! 
E vem num saquinho com peças de madeira com um look indie todo catita e tudo !

Aprende-se a jogar numa frase, joga-se em cinco minutinhos, e pode bem ser a cura para todos os males do Mundo - talvez esteja a exagerar...

O conceito base do jogo é simples: um jogo do galo com muitos anos de ginásio...

2 Peças de 4 tipos para ambos os jogadores, cada peça jogada "obriga" o adversário a jogar numa determinada área de um tabuleiro modular.
Objectivo: - SURPRESA - três em linha (também podem ser 4 ou 5... mas isso não interessa nada...) 
Diferença fundamental: - O objectivo não determina o fim do jogo, apenas um modo de pontuação, 3 em linha - 1 ponto...

O que torna o jogo único é a forma como a interacção e antecipação embutidas na mecânica nos obrigam a entrar na cabeça do adversário, a pensar por dois, a decidir, a prever, a jogar com escolhas e previsões, a errar...

Mijnlieff não deve ser jogado por analistas, por jogadores que pensam excessivamente, pois corre-se o risco de: UM - a cabeça desse tipo de jogadores explodir e sujar as paredes recém pintadas da sala, DOIS - estragar a essência leve e divertida do jogo. 

Um jogo bem original, abstracto QB, e pegando numa frase do autor, que confessa ter criado o jogo numa noite de copos com a família e amigos : "Um jogo tem que conseguir 3 coisas: Fazer-te rir,  pensar e dizer palavrões." - Mijnlieff faz isso ! "$#%#  !

Nota: 7/10 

Comments