Houston... we have a problem...

Faz hoje 39 anos que três mocinhos americanos regressaram à terra. Hummm... assim de repente a frase fica esquisita... regressaram?... de onde?... do mundo dos mortos?... vamos fazer um tributo ao George A. Romero??... Não, não vamos (mas até tenho pena).James Lovell, Fred Haise, John Swigert fizeram parte da missão Apolo 13. "Houston, we have a problem..." lembram-se!! Para comemorar esse regresso aqui fica o meu top5 desta semana. Os meus 5 jogos preferidos de Ficção Científica:

1 - DUNE - O filme do David Lynch é fabuloso e o jogo faz muito lembrar esse filme. Como diz o amigo Inácio, este jogo transpira spice por todos os poros. Muita interacção, muita traição e muita diversão. Definitivamente o meu nº 1 na linha sci-fi.

2 - RACE FOR THE GALAXY - Pegando na mecânica base que deu origem a SAN JUAN, Tom Lehmann construiu este jogo de cartas, bastante abstracto, mas que graças às fabulosas ilustrações e à sua jogabilidade, consegue fazer-nos passar alguma sensação espacial de aventura, conquista e sci-fi. Um bom jogo, que não é para todos e cuja curva de aprendizagem é relativamente elevada.

3 - GALAXY TRUCKER - Criado pelo imaginativo Vlaada Chvàtil, GT é um jogo de destreza, cheio de interacção e muito divertido. Construímos uma nave espacial (a parte mais divertida do jogo, sem dúvida) e depois rezamos para que a nossa nave sobreviva aos muitos perigos que as cartas vão ditando.

4 - RISK 2210 A.D. - Este é uma das muitas reimplementações do modelo RISCO e provavelmente a minha preferida. Para quem é fã da série, este é obrigatório.

5 - ROBORALLY - Tão simples quanto caótico, este jogo é um imenso bailado de adrelanina e diversão, um jogo de convívio onde prevalece a alegria sobre a estratégia.