Jogos perfeitos para serem jogados numa mesa de café

E porque hoje é o dia de estreia do I Encontro Mensal de Jogadores de Tabuleiro de Leiria, proponho um top 5 de jogos para serem jogados numa mesa de café na companhia de amigos e curiosos:

TALUVA - Não ocupa muito espaço e pode ser jogado até 4 jogadores. Perfeito para uma daquelas mesas quadradas tipo alumínio, muito vulgares nos cafés. É um jogo não muito denso ou pesado, mas ainda assim suficientemente estimulante para fazer vibrar os jogadores. O aspecto visual do jogo é muito apelativo e fará muita gente aproximar-se da mesa para ver do que se trata. Para além disto tudo, é uma boa escolha para iniciar jogadores na mecânica "Tile Placement".

MYKERINOS - As suas reduzidas dimensões tornam este jogo muito apropriado para pequenas mesas de café. O jogo não requer muito espaço e permite uma formação até 4 jogadores. Para além do bom aspecto do jogo, é um jogo bem interessante e estimulante, tanto para habitués como para novatos. Tem ainda a particularidade de ser um "Area Control" de fácil assimilação.

MODERN ART - Com espaço para 5 jogadores, este jogo é ainda um dos meus jogos preferidos de leilão. A simplicidade das suas regras e a tensão que gera há medida que evolui, fazem dele um jogo obrigatório em qualquer colecção. Para além disso, é um jogo que não necessita de muito espaço e proporciona aos jogadores uma experiência divertida e estimulante.

BOHNANZA - Este é um daqueles jogos míticos em qualquer colecção. Quer se esteja na praia ou no café, BOHNANZA não precisa de muito espaço para saltar para a mesa. É um jogo de cartas que vive à base da negociação entre os jogadores. É um jogo de pequena dimensão, um jogo de cartas, que reina em terras de gigantes. Podendo ser jogado com um máximo de 5 ou 7 jogadores, dependendo da versão que se tem, é uma escolha óbvia e garantida, para uma agradável noite entre amigos.

OS LOBISOMENS D'ALDEIA VELHA - Outro compacto de dimensões reduzidas, que esconde em si muita tensão e emocão. É um misto de jogo de festas, com dedução, role-playing e co-operativo. É galhofa garantida, sem necessitar de espaço de mesa algum e pode ser jogado em grupos de maior dimensão até 18 jogadores.