Jogos sobre batalhas que levaram ao fim da 2ª Guerra Mundial na Europa

A 8 de Maio de 1945 as forças Aliadas aceitaram a rendição incondicional das forças Nazis. Assim terminou a 2ª Guerra Mundial na Europa. Esta não é propriamente uma lista de jogos, é antes uma lista de jogos que simulam algumas das operações decisivas que levaram à vitória final dos Aliados. A ordem é cronológica.

A Victory Lost - Em Dezembro de 1942 os Soviéticos lançaram a Operação Saturno na zona de Estalinegrado. Esta Operação tinha por objectivo explorar o sucesso da Operação Urano, lançada em 19 de Novemro de 1942, que levou ao cerco de 300.000 tropas do Eixo em Estalinegrado. A Operação Saturno terminou em Fevereiro de 1943 e culminou na vitória Soviética da Batalha de Estalinegrado. Pode dizer-se que esta operação marca o início do fim da aventura Nazi na URSS. O rolo compressor vermelho começou a rolar. A Victory Lost simula a Operação Saturno. É um wargame de hex&counters notável pelas suas regras simples, beleza e uma inovadora mecânica de ‘chit pulling’ que o torna imprevisível e re-jogável.

Conflict of Heroes: Storms of Steel! – Kursk 1943 - A Batalha de Kursk, que ocorreu entre Julho e Agosto de 1943, é a maior batalha de sempre entre veículos blindados. Foi a última operação ofensiva (Operação Citadela) que os Nazis conseguiram levar a cabo no Leste. A vitória decisiva dos Soviéticos nesta batalha deu-lhes a initiativa para o resto da guerra. Quanto ao jogo, ainda nem sequer foi publicado, mas faz parte da popular série Conlict of Heroes. Esta série recria batalhas a nível táctico à semelhança das séries ASL e Combat Commander. É indicado para que gosta de wargames tácticos.

Afrika II - Entre 23 de Outubro e 5 de Novembro de 1942 teve lugar a 2ª Batalha de El Alamein, no Egipto, que opôs forças do Eixo e da Common Wealth. A vitória decisiva dos Aliados marcou a viragem dos acontecimento na Campanha do Norte de África. As esperanças do Eixo de ocupar o Egipto e o Canal do Suez, que dariam acesso ao petróleo do Médio Oriente, esfumaram-se. O jogo em si não retrata esta batalha. Retrata sim todas operações ocorridas na Líbia e Egipto até ao final de 1942. É um wargame operacional e faz parte da popularíssima série Standard Combat Series da The Gamers/MMP. É uma série muito boa e com regras bastante simples.

Memoir ’44 - Em 6 de Junho de 1944 as forças Aliadas invadiram a Normandia, França – Operação Overlord. Foi o maior assalto anfíbio da história – envolveu cerca de 160.000 tropas, 7.000 barcos e 12.000 aviões; no final de Agosto cerca de 3 milhões de tropas já tinham desembarcado na Normandia. A Batalha da Normandia continuou por mais 2 meses (Operação Cobra) e terminou com a captura de Paris em 25 de Agosto de 1944 e a retirada dos Nazis para lá do rio Sena em 30 de Agosto de 1944. Escolhi o Memoir ’44 por se tratar de um jogo bastante popular, com bonequinhos de plástico, e que simula a um nível táctico básico os combates ocorridos na Normandia. Além disso, já têm várias expansões.

FAB: the Bulge - A 16 de Dezembro de 1944 os Nazis lançaram a Ofensiva das Ardenas com cerca de 500.000 tropas e 500 blindados. Do lado dos Aliados estavam cerca de 800.000 tropas e 700 blindados. Morreram cerca de 19.000 americanos nesta batalha – é a mais sangrenta da história dos EUA – que terminou em 25 de Jaqneiro de 1945. O objectivo desta ofensiva era dividir ao meio as forças Inglesas e Americanas, tomar Antuérpia, cercar e destruir 4 exércitos e por fim forçar uma paz negociada com vantagens para os Nazis. Se o conseguissem, os Nazis poderiam depois concentrar-se apenas na frente Leste. Foi o último esforço Nazi. Quanto ao jogo, FAB: de Bulge é um wargame de blocos com um sistema de combate bastante inovador. É um jogo fantástico.