Os meus jogos preferidos com trabalhadores

Continuando com os tops temáticos, não podia deixar passar em claro o 1º de Maio, o Dia do Trabalhador. Não, quando a mecânica de jogo de colocação de trabalhadores ou "worker placement", é uma das minhas preferidas. Basicamente, este mecânica resume-se à atribuição de trabalhadores a determinados sítios, num tabuleiro ou cartas, onde poderão executar acções específicas. Esta mecânica é uma das minhas preferidas e mesmo só tendo sido reconhecida há bem pouco tempo como uma mecânica própria no BGG, tem já um extenso rol de jogos assentes nela. Entre eles, os cinco que compõem este top:

1) AGRICOLA - Não foi propriamente o primeiro grande jogo a usar esta habilidade, mas teve o mérito de a saber aproveitar para se transformar, muito rapidamente, no novo número um do BGG, destronando o mítico PUERTO RICO. É um jogo cruel e implacável, onde os erros se pagam caro e é preciso saber optimizar ao máximo as poucas acções disponíveis.

2) CAYLUS - Este é para mim um jogo muito especial, por vários motivos. Foi a minha primeira acquisição, o primeiro jogo que comprei após a descoberta do BGG em Janeiro de 2006. Com esta compra veio a descoberta de jogos euro mais complexos e, claro está, um "worker placement" de excepção, apurado e cheio de classe.

3) TRIBUNE: PRIMUS INTER PARES - O autor do consagrado DIE MACHER, inspirou-se e criou este jogo cheio de ideias boas, sabendo aproveitar da melhor maneira as possibilidades que a colocação de trabalhadores oferece.

4) STONE AGE - Uma das grandes surpresas para mim do ano 2008. Um jogo simples e familiar, divertido e rápido de jogar, dos mesmos criadores de SAINT PETERSBURG. Para além de uma excelente produção, este é um daqueles jogos queirão mostrar a são força à medida que o tempo fôr passando.

5) AGE OF EMPIRES III: THE AGE OF DISCOVERY - Do PC para o Tabuleiro, AoE3 é uma experiência de jogo estimulante e rica em sabor. As muitas miniaturas, os dados e a sorte flamejante associada a cada nova expedição fazem deste uma grande fonte de diversão e educação.