Top 5‎ > ‎

Últimos


Nomes de TOP

Publicado a 17/02/2014, 14:36 por Nuno Bizarro Sentieiro



Ando há muito tempo para fazer este top. Chegou a hora de destacar os 5 melhores nomes para uma noite de jogos de tabuleiro! Porque nem todos as apelidamos da mesma forma, nem todos lhes sussurramos ao ouvido da mesma maneira, nem todos as levamos com a mesma conversa… 

“Jogos” – “Vais aos jogos?”, é a designação da minha rainha. Seguida habitualmente dum “já vi que sim, ainda não tiraste os sapatos…” É um nome curto, sucinto, dado a poucas interpretações. Seria menos amigável perguntar se vou a jogo ou, somente, se vou jogar. E é animador pensar que a noite vai ter jogos, no plural, e não apenas um jogo menor de 4 horas. 

“Jogatana” – Esta designação é velha. Talvez até um pouco gasta. Mas encerra um misto de divertimento e de grandeza antecipados. Porque uma jogatana pode ir até “ganda” ou “grande” e nunca desce de “boa”. 

“Jogatina” – É, aparentemente, uma derivada ou variante da anterior. Mas mais fina. E um pouco a puxar para o clandestino. Uma noite de jogatina soa a fuga, a conluio, a sociedade secreta… 

“Batota” – É uma designação muito ao gosto do nosso amigo Andrade. Como se nos juntássemos todos para fazer batota com a semana de trabalho que termina, com o chefe idiota ou a chuva que não para. “Hoje há batota?” soa a libertação, desprendimento, a um pouco de farra. 

“Joga” – É a designação SMS. Escreve-se fácil, entende-se fácil. Parece que adivinhamos um Feld ou um daqueles jogos mais imediatos. Uma noite de 1830 nunca será uma “joga”, é algo mais próximo de jogatana, por exemplo.




Não! Por Favor.

Publicado a 22/12/2011, 05:53 por Nuno Bizarro Sentieiro

Todos temos os nossos ódios de estimação. Bem, talvez não sejam ódios, é mais um "je ne sais quois". Assim aqui vão 5 dos nossos. Não é que sejam comuns, é mais um conjunto de individualidades. Sem mais demoras:
 
1 - Attika - Foi já no longinquo ano de 2007 que todos experimentámos esta pérola. Por incrível que pareça, o jogo que até está bem cotado no BGG, foi uma lástima. Ninguém gostou dele. Este é claramente o mais consensual dos nosso ódios. Não há o perigo de alguém o sugerir. Essa é a vantagem.

E para o sapatinho …

Publicado a 14/12/2011, 06:44 por Nuno Bizarro Sentieiro   [ atualizado a 14/12/2011, 06:45 ]


Não vai nada, nada, nada? Mehhh, vai qualquer coisinha.

O que é que os membros do Spiel mais desejam nesta quadra? Tempo e oportunidades para jogar, mas em termos materiais, aqui ficam 5 “ideias”.

Antiquity – Este jogo de civilização continua a fazer as delicias e apesar do reprint de 2011 ainda há quem não tenha este jogo e que o queira. Neste caso o sapato terá que ser um 92 ??? Se não algo vai ficar de fora :P  
[ LER MAIS ]

O meu é mais bonito do que o teu

Publicado a 29/05/2011, 03:04 por José Rola   [ atualizado a 29/05/2011, 07:41 por Nuno Sentieiro ]


A segunda parte do meu top dos jogos com tabuleiros individuais...

E desta vez escolho jogos em que esse tabuleiro individual assume outro protagonismo. Não temos agora apenas tábuas de marcação de progresso, mas antes espaços onde cada jogador cria a sua fábrica, a sua quinta ou até a sua ilha!

Como diria o amigo Soledade, nestes pequenos tabuleiros cada jogador faz as suas coisinhas. E é por isso que é sempre possível ouvir alguém dizer a determinada altura, já com um “banho de bola” em cima, “ah, mas o meu é muito mais bonito do que o teu” e rematar: “pumba”!


Uma vez em 2010 e… puf!

Publicado a 17/01/2011, 14:41 por José Rola   [ atualizado a 17/01/2011, 15:00 ]

Jogos que aparecem e desaparecem sem quase darmos conta. Saltam para a mesa porque sim ou “porque não?” e, tudo indica, não mais regressarão.
Onde se insinuam nomes como "Vegas Showdown", "Speicherstadt", "Gangster", "Die Sieben Siegel" e "Khan".
 

Mesa de consoada

Publicado a 18/12/2010, 09:01 por José Rola   [ atualizado a 18/12/2010, 09:20 ]

Vem aí a noite de consoada.
Viva!
E o almoço de Natal.
Viva!
Que boa onda para levar à mesa um joguinho...
Feliz e Santo Natal para todos!
 

Prendinhas de Natal

Publicado a 03/12/2010, 10:47 por Luis Costa

O Natal está aí à porta. Já quase consigo cheirar as filhoses e as rabanadas e o bacalhau com todos e o cabritinho assado e a lareira acesa e a boa disposição e as piadas do primo Zé e os comentários da Avó São, que com 93 anos não há mal que lhe chegue e que já todos sabemos comprou meias para toda a gente!

Ah pois e há também a a febre das compras de Natal. Febre essa que já terá porventura atacado muitos de nós. Queremos todos despachar esta demanda o mais depressa possível, porque nada é pior do que a correria e a confusão daqueles últimos dias antes da consoada rebentar. A tarefa, por mais simples que possa parecer ser, não o é. Fazer a lista das compras, decidir o que comprar e encaixar tudo isto no pequeno orçamento "à la PEC" não é tarefa de somenos importância. Enquanto faço eu próprio a minha lista de prendas de Natal, resolvi compilar aqui um top 5 de boas prendas de Natal. Deste modo subtil e subliminar, lá vou eu evangelizando os mais incautos para este tão belo hobby.

Coisas à parte

Publicado a 12/10/2010, 12:33 por Nuno Sentieiro



1- Encomendas. Quem é que não gosta de receber encomendas postais? Eu tenho procurado escrever ainda e sempre uma ou outra carta e alguns postais, sobretudo quando em férias. Encerram mais do que palavras, dizem mais do que aquilo que escrevemos. Receber uma caixa, cintada com fita adesiva e ataviada com dísticos e endereços estrangeiros é ainda mais maravilhoso!

 [ ler mais ]

Temas Improváveis

Publicado a 04/10/2010, 09:55 por Web Master   [ atualizado a 03/11/2010, 09:50 por Nuno Sentieiro ]


Prefiro a designação “imaginário” a “tema” e este top é capaz de ajudar a perceber porquê.

Já todos teremos sonhado criar um jogo e é natural que o primeiro pensamento ocorrido se relacione com uma determinada época, história ou ambiente que gostaríamos de poder “viver” num jogo.

Pois este top é sobre aqueles imaginários que eu, por uma razão ou por outra, dificilmente casaria com um jogo de tabuleiro.

[ ler mais ]

De Volta às Origens

Publicado a 04/10/2010, 09:53 por Web Master

TOP 5 - De volta às origens

Quase 37 anos depois, estou a poucas horas de apanhar o vôo que me vai fazer regressar ao continente que me viu nascer, África. Uma viagem de alguns dias servirão para reencontrar o que resta de uma família separada pelo tempo, para visitar a famosa "Wizards Books & Games" na Cidade do Cabo, e claro, ir ao Green Point Stadium na 2ª Feira e torcer pela nossa selecção no jogo contra a Coreia. Assim, e porque hoje é 6ªFeira, cá vai o meu Top com os meus 5 jogos preferidos, cuja acção se desenrola nesse belo continente - África!

1-10 of 15