Top 5‎ > ‎Últimos‎ > ‎

Nomes de TOP

Publicado a 17/02/2014, 14:36 por Nuno Bizarro Sentieiro


Ando há muito tempo para fazer este top. Chegou a hora de destacar os 5 melhores nomes para uma noite de jogos de tabuleiro! Porque nem todos as apelidamos da mesma forma, nem todos lhes sussurramos ao ouvido da mesma maneira, nem todos as levamos com a mesma conversa… 

“Jogos” – “Vais aos jogos?”, é a designação da minha rainha. Seguida habitualmente dum “já vi que sim, ainda não tiraste os sapatos…” É um nome curto, sucinto, dado a poucas interpretações. Seria menos amigável perguntar se vou a jogo ou, somente, se vou jogar. E é animador pensar que a noite vai ter jogos, no plural, e não apenas um jogo menor de 4 horas. 

“Jogatana” – Esta designação é velha. Talvez até um pouco gasta. Mas encerra um misto de divertimento e de grandeza antecipados. Porque uma jogatana pode ir até “ganda” ou “grande” e nunca desce de “boa”. 

“Jogatina” – É, aparentemente, uma derivada ou variante da anterior. Mas mais fina. E um pouco a puxar para o clandestino. Uma noite de jogatina soa a fuga, a conluio, a sociedade secreta… 

“Batota” – É uma designação muito ao gosto do nosso amigo Andrade. Como se nos juntássemos todos para fazer batota com a semana de trabalho que termina, com o chefe idiota ou a chuva que não para. “Hoje há batota?” soa a libertação, desprendimento, a um pouco de farra. 

“Joga” – É a designação SMS. Escreve-se fácil, entende-se fácil. Parece que adivinhamos um Feld ou um daqueles jogos mais imediatos. Uma noite de 1830 nunca será uma “joga”, é algo mais próximo de jogatana, por exemplo.




Comments