Kremlin

A surpresa que veio do frio. Uma recomendação do Mac Gerdts deu-nos nova motivação para experimentar este título da Avalon Hill. O jogo estava encostado, nas mãos do #nbs# há algum tempo… diz que era difícil de preparar, mariquices… duas rápidas leituras das regras básicas, e estávamos prontos a lutar pelos lugares de relevo do Politburo. Mais tarde experimentámos as Advanced Rules e o jogo ganha ainda mais emoção.

O jogo é muito fácil de explicar e de jogar. Isto de modo algum significa que se jogue bem. Tem uma curva de aprendizagem difícil e não é de modo algum um bolchevique fácil de domar. Mas passemos à explicação.

O jogo começa com a ocupação do Politburo por parte dos intervenientes. De forma aleatória são colocados os membros do partido nos cargos. 6 no Politburo (pois o lugar de Chefe do Partido é sempre ocupado pelo Nestor Aparatschik e logo com uma cruz em cima) e 5 nos candidatos. Dos 13 camaradas que restam, 4 são colocados por ordem decrescente de idade no povo e fora do tabuleiro os restantes 9.

Se jogarmos com regras avançadas, são distribuídas 3 cartas aos participantes.

Após este Setup inicial, os jogadores deverão atribuir os seus 55 Influence Points (IP) às personagens. Serão 10 as personagens a serem “premiadas” com números de 1 a 10. O velhinho Nestor só poderá receber IP caso se jogue em modo avançado e com mais de 3 jogadores. A partir deste momento começa a luta pelo poder no partido, e para ser o líder mais aclamado pelo povo russo.

No início do jogo todos os jogadores declaram o número de IP que pretenderem sobre os políticos. A declaração de IP pode no entanto ser feita em qualquer altura do jogo.

Cure Phase – A primeira fase, é onde se decide se os políticos que controlamos vão para o Sanatório, ou se continuam a praticar. Depois desta decisão, os membros do Politburo envelhecem caso estejam sobre investigação ou caso estejam doentes.

Purge Phase – A fase da purga é da responsabilidade do Chefe do KGB.

O Chefe do KGB (ou outro membro do Politburo caso este esteja inactivo, ou o cargo livre) poderá efectuar purgas a qualquer outro político. Quanto mais baixo o cargo que o politico em causa, maior a probabilidade da purga ser bem sucedida. Candidatos precisam apenas de um lançamento igual ou superior a 6. 2º Nível do Politburo => 10; 1º Nível => 14 e o Chefe do Partido necessita de um lançamento igual ou superior a 18.

Estes valores podem ser alterados caso o politico em causa esteja no sanatório ou, jogando com as regras avançadas, este esteja numa posição frágil ou forte.

No caso da purga ser bem sucedida o político em causa ganha um bilhete de ida no Transiberiano, para ser reeducado e o Chefe do KGB ganha um Stress Point (SP) o que significa que envelhece 1 ano. As purgas podem continuar até que uma falhe. Neste caso o Chefe do KGB ganha 3 SP.

Spy Investigation Phase.

Esta fase é executada pelo Ministro da Defesa (ou um seu substituto). À custa de SP o Ministro da Defesa pode colocar sob suspeita [?] o número que quiser de membros do Politburo. Um marcador [?] corresponde a 1 SP, ou seja, mais um ano. O Ministro tem também a opção de encerrar as investigações sobre um ou mais políticos à custa de um SP por cada marcador retirado.

Se pretender, o Ministro pode levar um dos membros do Politburo que já esteja sob investigação a tribunal. Todos os membros que estejam activos no Politburo podem votar na absolvição ou na condenação do seu camarada. O réu é considerado culpado até prova em contrário, e necessita ainda de pelo menos 2 votos de inocente para ser ilibado. Caso seja considerado inocente, a investigação que recaía sobre ele é encerrada. Se for considerado culpado é enviado para a Sibéria.

O Ministro da Defesa pode também enviar 1 membro dos Candidatos para A Sibéria, sem necessidade de recorrer a tribunal e sem o marcador de investigação. Esta acção custa-lhe 2 SP.

Sempre que um politico é enviado para a Sibéria todos os IP declarados sobre ele são perdidos.

Health Phase.

Todos os membros do Politburo lançam um dado. Consoante a sua idade, se estão ou não no Sanatório e uma tabela que acompanha o jogo um exame à sua saúde é feito. Os membros mais velhos raramente recuperam, enquanto os mais novos podem livrar-se de uma das suas cruzes. Ao atingirem 3 cruzes morrem. Então serão enviados para o Muro do Kremlin.

Funeral Commission Phase.

Caso o Chefe do Partido tenha morrido é necessário proceder à sua substituição.

Nesta fase o Ministro do Exterior nomeia o Chefe do KGB ou o Ministro da Defesa para Chefe do Partido. O escolhido irá ser submetido a uma votação. 3 votos negativos acabam automaticamente com a possibilidade de eleição. Caso o primeiro nomeado não seja eleito, então um novo candidato será escolhido entre os opositores. Se o novo candidato também não for eleito, então o Ministro do Exterior será eleito Chefe do Partido. As votações negativas causam 1 SP ao Ministro do exterior.

Replacement Phase.

Nesta fase o Chefe do Partido pode reordenar sem receber SP os membros do Politburo dentro do mesmo nível. Após as reordenações terminarem, pode promover subidas ou descidas entre o 1º e o 2º nível do Politburo. Estas alterações causam 1 SP por cada movimento.

Depois de promovidas estas alterações, os cargos disponíveis no 1ºnível serão ocupados pelos membros mais velhos que ocupam o 2º nível.

Após o Chefe do Partido terminar, será o Chefe do KGB a promover entre candidatos e membros do 2º nível e do povo para os candidatos, também à custa de 1 SP por movimento. O Chefe do KGB não pode fazer descer ninguém.

Depois de promovidas estas alterações, os cargos disponíveis no 2ºnível serão ocupados pelos membros mais velhos entre os candidatos.

A seguir o Chefe da Ideologia promove à custa de 1 SP membros do povo para lugares ainda livres entre os candidatos. Mais uma vez, os lugares que permaneçam livres após esta operação serão ocupados pelos membros restantes mais velhos. O Chefe da Ideologia também não pode demitir membros dos candidatos.

Rehabilitation Phase

Nesta fase qualquer membro do Poltiburo pode reabilitar um camarada que esteja na Sibéria. Isso custa-lhe 5 SP. A idade acumulada e as doenças permanecem inalteradas, mas os IP que ainda não tinham sido declarados sobre esse político podem voltar a ser usados.

Parade Phase.

Aqui está o objectivo do jogo. O Líder do Partido tem que conseguir acenar na Parada de Outubro. Caso não tenha cruzes, acena automaticamente, com uma cruz terá que lançar 7 ou mais no dado. Se tiver duas cruzes o valor terá que ser maior ou igual a 14.

Depois de uma facção/jogador acenar 3 vezes o jogo termina.

Com tantos Stress Points, é necessário dizer que um político se reforma aos 96 anos. Nunca nos aconteceu ;)

A versão avançada utiliza cartas de intriga, que podem ser utilizadas para alterar o rumo dos acontecimentos, ou para serem oferecidas como suborno. As posições que os políticos ocupam na “escada” do poder, passa também a ser importante, para efeitos de envelhecimento e purgas. No final do 3º, 6º e 9º turno os jogadores podem atribuir mais 2 IP nos políticos ou trocar esses IP adicionais por cartas de intriga.

Nota final: Bem velhinho, mas surpreendentemente divertido e com mecânicas muito inovadoras. Merece ser jogado por todos aqueles que gostam de jogos de tabuleiro. É o melhor que se pode dizer de um jogo. Nota 8.

BrainStorm