Opinião‎ > ‎Blog de Notas‎ > ‎

Peixinho da Horta

Publicado a 06/03/2012, 15:49 por Paulo Soledade   [ atualizado a 06/03/2012, 15:53 ]
Semana após semana os jogos têm saltado em cima da mesa como sardinhas arqueadas e sem ar no casco de um barco de pesca. As caixas abrem-se em catadupa, as peças saem em magotes mesa acima e abaixo, espalham-se ao comprido os mapas, a secar ao sol, e atafulham-se pedaços pequenos de madeira em montinhos disformes e coloridos. Alguns destes jogos atraem moscas, tal como o peixinho ao sol. São maus, mesmo muito maus. Outros não atraem moscas mas quase. São peixe de guelra estafada e olhos opacos, como se os víssemos na estrada, numa condução nocturna, os faróis a consumirem o spray do nevoeiro embaciado. Peixinho fresco e bom, sempre, é peixinho de experiência feita, como um bom bacalhau. Águas frias mas de ânimo aquecido, como uma boa memória em dia de inverno.

  O fim de semana que passou foi dia de peixe assim, de saudade apertada, fresco. Brass. Fico sempre nostálgico quando jogo um "jogo do ano" (copyright spielportugal). São jogos bons e fazem-nos voltar a perceber porque dedicamos tanta da nossa vida a ler regras, pensar em jogos, ajeitar as agendas para arranjar tempo para os jogar. Às vezes, organizar um dia inteiro, uma semana inteira, um ano inteiro só para poder jogar.

Nestas últimas semanas, com o tempo a fugir depressa e os amigos com agendas altercadas, a oportunidade de jogar tem sido pequena. E, infelizmente, também os jogos. Falta o tempo para jogar, sobram jogos novos todas as semanas. Brass foi uma lufada de ar fresco no marasmo de Essen 2011 - Dungeon Petz, Colonial, Walnut Grove, Takenoko, Ninjato, Ora et Labora... títulos e mais títulos, a perder de vista. Nem todos são peixe de olho ensaboado mas, como o belo do Brass, bacalhau de primeira, nada, obviamente. Vamos continuar, na nossa faina, a regatear as quotas que nos chegam da Europa, tentando o melhor para o futuro das mesas portuguesas. Peixe como Brass, Imperial, Maria, Agricola ou Troyes não há todos os dias. E como Brass, Imperial, Maria, Agricola ou Troyes todos os dias. Sem enjoar!

[comentário(s)]
Comments