Meeple de Prata

INTRO

O Meeple de Prata é uma distinção criada pela Spiel Portugal para premiar pessoas ou instituições que se revelaram ou revelam fundamentais no processo de desenvolvimento e enriquecimento dos jogos de estratégia em Portugal. Uma fatia importante deste enriquecimento e desenvolvimento está intimamente ligada a estas pessoas ou instituições e nós, Spiel Portugal, queremos reconhecer isso, publicamente, e com a atribuição desta distinção. 

Meeple de Prata 2023

O Maior Da Minha Aldeia

Podemos ler no site do Maior da Minha Aldeia a seguinte nota: “Unir a comunidade de jogos de tabuleiro nacional de forma contínua, em complemento com as convenções de âmbito nacional que se realizam pontualmente.” 

Num período difícil como foi a pandemia e muito mais além disso, o contributo da organização “O Maior da Minha Aldeia” continua a ser determinante para juntar a comunidade de jogadores em Portugal. 

O Spiel Portugal, através do Meeple de Prata, enaltece todo o esforço e determinação deste grupo de jogadores que, apesar dos muitos condicionalismos e dificuldades, conseguiram e conseguem agregar a comunidade e reforçar os elos que a liga, mesmo à distância. 

Parabéns pelo contributo ímpar e pelo impulso que deram e continuam a dar, ano após ano, partida após partida. 

Meeple de Prata 2022

A Jogar é que a Gente se Entende

Estar num espaço onde se respiram jogos é, para um jogador, uma forma de voltar a casa. E se, nesse espaço, houver boa comida e boa gente, então é como ganhar pontos vitória, sempre que se lá entra.

A Jogar é Que a Gente se Entende, o Café de Jogos de Tabuleiro, como eles próprios se designam, é muito mais que isso. Porque o Manel e a Dina lhe emprestam tudo o que sonharam desde o primeiro dia que o abriram - e até antes disso. Muitos acharam e acham e acharão que, mudar a vida para perseguir um sonho idêntico foi, é, será, uma loucura. E ninguém acredita em facilidades, ninguém acredita que haja um minuto simples na empreitada de perseguir e viver o sonho. Contra a lógica, contra os hábitos, contra uma pandemia, o Manel e a Dina lá vão, com os olhos no prémio merecido. Merecido pela persistência, pela coragem que têm e pelo superlativo cuidado que colocam em tudo o que fazem.

O Meeple de Prata serve para reconhecer méritos aos que lutam e preservam o Portugal dos jogos de estratégia mas, sobretudo, aos que perseguem um sonho, por mais incauto que isso possa parecer. A Jogar é que a Gente se Entende construiu uma comunidade em família e é resultado de muito amor, muita dedicação, muita paixão pelo que se faz, algum desespero, algum desapontamento, alguma frustração. Mas não é assim com todas as famílias? 

Obrigado Dina, obrigado Manel. 

Meeple de Prata 2020

Boardgamers de Leiria

Os jogos de tabuleiro são uma ferramenta, desde há já algum tempo, que muitos têm usado como forma de integrar, de unir, de fazer crescer e, sobretudo, de entreter. Na comunhão entre pessoas, o Grupo de Boardgames de Leiria tem mantido uma atividade ímpar, quer de ligação com o meio escolar que o rodeia, quer, sobretudo, no projeto que tem levado às crianças da ala pediátrica e à psiquiatria do Hospital Santo André em Leiria.

Quando nos agarramos a algo com coragem e dedicação, são poucas as forças de bloqueio com peso suficiente para impedir o sucesso. Mesmo nos momentos mais sérios, difíceis e desafiantes da vida, o esforço de quem quer fazer bem - e fazer o bem - sempre será recordado e deve ser sublinhado.

Periodicamente e com uma disponibilidade assinalável, este grupo de jogadores de Leiria tem levado os jogos aos doentes e tem feito, com isso, libertar sorrisos e esquecer, ainda que por momentos, dramas reais.

Por tudo o que isso tem significado para a comunidade local mas, sobretudo, por tudo o que isso significa para as pessoas, cada pessoa, cada ser humano, envolvidos diretamente em todo o projeto, o Spiel Portugal entende ser este grupo merecedor do Meeple de Prata. 

A cura pelos jogos só é possível se houver quem nela acredite e nós acreditamos. 

Parabéns, Boardgamers de Leiria!

Meeple de Prata 2019

Mebo Games

A MEBO GAMES tem-se destacado no contexto dos jogos de tabuleiro em Portugal por ter sido a primeira empresa portuguesa a criar e produzir jogos de tabuleiro modernos para o nosso País. Um projeto que começou em 2010, então com o nome MESABOARDGAMES nas caixas, a empresa já lançou algumas dezenas de puzzles e jogos originais, sendo uma aliada sempre disponível para a comunidade de jogadores em Portugal. 

Gil D’Orey, o seu fundador e principal mentor, sonhou um projeto que viria a ser o que é hoje, uma empresa reconhecida no setor no nosso País e cada vez mais afirmativa no mercado internacional. Pelo desempenho mas, principalmente, pela coragem e pela ousadia de sonhar num momento em que outros não o consideravam, o Spiel Portugal atribui o Meeple de Prata 2019 à MEBOGAMES.

Meeple de Prata 2018

Associação Cidade Curiosa

A Associação Cidade Curiosa tem sido, ao longo dos últimos anos, importante dinamizadora do contexto regional mas também nacional, dos jogos de estratégia. Em 2017, com uma gigantesca mobilização, conseguiu o que, até há pouco tempo atrás, seria impensável: vencer o orçamento participativo nacional para um projeto de criação de rede de ludotecas regional. Foi, inclusivamente, o projeto mais votado em todo o País!

Esta distinção com o Meeple de Prata é somente um reconhecimento deste trabalho, na expectativa, também, de que o resultado desta vitória no orçamento participativo seja mais um passo assinalável na caminhada dos jogos de estratégia para os olhos de cada vez mais pessoas e famílias, quer na região de implementação deste programa de ludotecas, quer na sua extensão em âmbito nacional para um futuro que, agora, cremos, ficou mais próximo. No fundo, este é um muito obrigado a todos os que, com a sua ambição e dedicação, tornaram este momento possível!


Meeples de Prata 2017

A LeiriaCon é considerada por muitos, a mais influente convenção de jogos em Portugal. Leva já 10 anos e foi a primeira, o salto essencial, no desenvolvimento dos jogos de estratégia em Portugal porque permitiu juntar os praticantes de todo o País, numa primeira fase, e apresentar a cena dos jogos de estratégia, tanto em Portugal como também no estrangeiro, juntando e ajudando a criar designers e editores. Pelos serviços prestados à LeiriaCon o Spiel Portugal distingue: Mac, Pombeiro, Liliana.

Liliana Lucas

A Liliana esteve connosco na mudança da LeiriaCon do antigo IPJ para a Quinta do Pinheiro, lugar onde estabelecemos as nossas raízes enquanto uma convenção, estruturada, e que nos traria até hoje. Foram dela as maiores responsabilidades de todo o processo de adaptação dos jogos ao ambiente criado, a ligação entre nós, jogadores, e o imaginário de um fim de semana de escape a pretexto de jogos. A Liliana esteve sempre presente quando soaram alguns alarmes e tornou esta relação comercial numa relação pessoal levada muito com o coração. Por isso a nossa mais que merecida homenagem.

Manuel Pombeiro

Para os mais distraídos, o Manuel Pombeiro criou o nome da LeiriaCon. Éramos um Encontro Nacional de Jogadores, também com o seu incentivo, e passamos a LeiriaCon, imaginava ele uma convenção ao estilo das que se fazem lá fora. Era ele que estava mais próximo do que nós queríamos e ainda o não sabíamos. Mas não foi só o nome. Pombeiro era o primeiro a chegar a Leiria (vindo de Lisboa!) e sempre emprestou dele, não só os jogos todos do seu mundo, como todas as iniciativas, as ideias, a disponibilidade, a evangelização. Para alguma coisa começar precisamos da carolice de poucos para se fazer muito. Por causa do Manuel Pombeiro, outro carola, conseguimos fazer muito mais. Obrigado!

Mac Gerdts

Mac Gerdts foi o responsável pelo reconhecimento internacional do nosso evento. A sua presença assídua, a apresentação dos seus protótipos, as suas generosas doações à organização, até mesmo a criação de dois jogos relacionados com Portugal, tudo isto teve que ver com a ligação entre Mac Gerdts e a LeiriaCon. Foi e ainda é a nossa maior referência internacional no evento e um amigo que nos tornou muito parte do que somos hoje. É com muito prazer que lhe atribuímos o "Meeple de Prata” numa altura em que ele vem conhecer esta nossa, ainda nova, casa.