Defesa da Honra

Post date: Apr 14, 2015 7:42:40 AM

Defesa da Honra - Russian Railroads

Este é sem dúvida um título pouco consensual.

Enquanto esperava pela encomenda tive uma enorme expectativa, por tudo o que li de um jogo difícil, inclusive nas próprias regras falam de um jogo complexo…. O tema, um jogo de comboios é sempre um jogo de comboios…..

Depois de lidas as regras, começou algum desapontamento, foi o primeiro jogo que percebi como se jogava antes de o ver, só por ler as regras, onde estava a complexidade prometida??? Não era o pick-up & deliver típico dos jogos de comboios.

Jogadas algumas vezes, a frustração foi quase total, gostava de jogar o jogo, mas era um jogo simples e pior parecia que só havia um caminho possível para a vitória, que as primeiras jogadas eram obrigatórias…….

Após ter sido “obrigado” a jogá-lo algumas vezes na LeiriaCon 2014 comecei a acreditar que havia muito mais….. no entretanto o amigo Costa foi pai e para poder continuar a jogar descobriu um site fantástico, onde começámos a jogar on-line.

Entretanto passados mais de 200 jogos (na mesa e no tablet) e depois de reler alguns comentários, senti-me obrigado a escrever este post.

Trata-se de um excelente jogo muito táctico com variadas opções para atingir a vitória, muita interacção que força algumas vezes a refazer a estratégia, 0% de sorte (..a dois..), a contemporização em certos momentos do jogo é um excelente tempero.

Uma boa arte; bons componentes e muito bem desenhado.

Não é certamente o melhor jogo do mundo, nem é o meu preferido, mas que gosto muito de o jogar lá isso gosto……