Comboínhos

Há quem goste e há quem não goste, mas digam o que disserem os jogos de/com comboios marcam definitivamente um capítulo especial na história e evolução dos jogos de tabuleiro. Há até jogos que não tendo a ver com comboios, é como se fossem de comboios. Esta rubrica tem estado ausente do nosso blog, mas regressa agora, a todo o gás, com os meus 5 jogos preferidos com/de comboios:

5 - Ticket to Ride: Europa - Começo a lista com o segundo jogo do afamado e milionário franchise de Alan Moon. Um jogo divertido que nunca me falhou na hora de aguçar o apetite a newbies.

4 - Steel Driver - Continua a ser para mim um mistério aquele mini-jogo dentro do jogo, no final da partida. Mas não deixa de figurar nesta lista por causa disso. É um bom jogo de Mr. Wallace.

3 - Union Pacific - Diferente de T2R mas do mesmo autor, este é um jogo muito simplista que mistura um sistema de acções/bolsa com o de "network building". Jogo-o com alguma frequência na minha tribo de casual gamers e é sempre um sucesso. É bonito ver a corrida às acções da UP :)

2 - 1830: The Game of Railroads and Robber Barons - Este é o grande clássico do género, um jogo para homens de barba rija que gostam de uma boa escanhoadela à navalha. Construir linhas e comprar acções, é só isto... mas é muuuito disto...

1 - Age of Steam / Steam - É-me díficil escolher só um deles, daí a dupla entrada. AoS é mais difícil, mais exigente, mais castrador. A versão Steam é mais polida, mais amiga do jogador e menos castigadora. Ambos são belíssimos jogos do mesmo Wallace. E quase se diria que são o mesmo jogo. Mas as diferenças que Wallace implementou no seu Steam anti-Bohrer, são suficientes para o transformar numa experiência de jogo bem diferente. Muitos dizem que lhe retirou o sal, eu diria que ele se conteve no gindungo. Porque o sabor está lá, pica é menos :)