Jogos sobre competições desportivas

Sempre gostei de competições desportivas, nomeadamente fuebol e corridas de carros. Desde puto que muitas das minhas brincadeiras/jogos giravam em torno destes temas. Um dos meus sonhos, enquanto jogador, sempre foi tentar criar um jogo que simulasse, de um modo aceitável, o desporto rei - o futebol. Nestes últimos dias cheguei à conclusão que criar jogos sobre um qualquer desporto é extremamente difícil. Eis o meu Top 5, incompleto ...

Formula Dé - Dentro desta categoria este é, provavelmente, o melhor, e, também, o de maior sucesso. Regras simples que simulam de um modo bastante aceitável corridas de automóveis. Com inúmeras expansões e um grafismo de muito boa qualidade, tem uma enorme legião de fãs e continua bem vivo, apesar de já ter uma certa idade.

Crash'n Tackle - Já ando atrás deste há algum tempo. É um jogo australiano sobre rugby. É um desporto de que também gosto muito ... não por causa dos 'Lobos', mas por causa do 'Torneio das 5 Nações', que antes de aparecer a SporTv era transmitido na RTP2. É um jogo que pretende simular fielmente as regras do rugby e que já inclui várias expansões com as principais equipas e em que os melhores jogadores aparecem individualizados com as suas principais qualidades.

Leader 1 - Também gosto de um bom Tour ou de uma boa Volta a Portugal, apesar de todo o doping que por aí anda. Gosto de assistir a uma etapa com chegada ao Alpe d'Huez ou à Srª. da Graça. Bem sei que para muitos será aborrecidíssimo, mas eu gosto. E, na falta de melhor, este joguito até que é uma razoável simulação deste desporto. Podia era ter uns bonequitos-ciclistas muito melhores, de modo a apresentar o colorido de um pelotão.

Table Soccer - Este não é um jogo, é antes uma daquelas diversões de perícia. E, desculpem-me alongar-me e a imodéstia, fiz dele o 'meu' melhor jogo sobre futebol. Tinha uns bonequitos de plásticos e um botão e o objectivo era carregar com os bonequitos no botão de modo a introduzi-lo na baliza adversária, como é óbvio. A minha versão do jogo (francesa, em Portugal era da Majora) tinha uns bonecos com base e corpo rectangulares - uma equipa vermelha e outra azul. Fartei-me desta 2 cores. Resolvi fazer 'equipamentos' em papel cavalinho para pôr sobre aqueles corpos rectangulares. Se bem me lembro fiz cerca de 120 equipas (11x120 equipamentos) - todas as principais equipas europeias, brasileiras e argentinas e até uma equipa que já não existe: o Cosmos, de Pelé e de Nova Iorque). E não pensem que eram coisas toscas, até a marca e detalhes do equipamento e a publicidade estavam lá bem desenhadinhos. Criei regras para simular o desporto, criei um campo em alcatifa, os guarda-redes eram tipo 'subuteo', etc ... Resultado: entre os meus 13 e 14 anos a putalhada lá da terra, quando não estava a jogar o jogo à séria, estava a jogar este :) Um dia a minha mão pôs tudo isto no lixo ... pensando que era lixo.

Por último - não tenho nada a acrescentar no lugar nº 5. Há 247 páginas de jogos na categoria de desporto no BGG. E não encontrei lá mais nada que merecesse fazer parte deste Top. Não me critiquem.