Prendinhas de Natal

O Natal está aí à porta. Já quase consigo cheirar as filhoses e as rabanadas e o bacalhau com todos e o cabritinho assado e a lareira acesa e a boa disposição e as piadas do primo Zé e os comentários da Avó São, que com 93 anos não há mal que lhe chegue e que já todos sabemos comprou meias para toda a gente!

Ah pois e há também a a febre das compras de Natal. Febre essa que já terá porventura atacado muitos de nós. Queremos todos despachar esta demanda o mais depressa possível, porque nada é pior do que a correria e a confusão daqueles últimos dias antes da consoada rebentar. A tarefa, por mais simples que possa parecer ser, não o é. Fazer a lista das compras, decidir o que comprar e encaixar tudo isto no pequeno orçamento "à la PEC" não é tarefa de somenos importância. Enquanto faço eu próprio a minha lista de prendas de Natal, resolvi compilar aqui um top 5 de boas prendas de Natal. Deste modo subtil e subliminar, lá vou eu evangelizando os mais incautos para este tão belo hobby.

Então aqui vai o meu top 5 dos jogos de tabuleiro que dão óptimas prendas de Natal para:

1 - Para o patrão ou para o chefe, fica sempre bem dar qualquer coisinha nesta época. Muitos de nós lá vamos caindo na tentação de oferecer a bela da caneta Parker, ou um isqueiro todo catita, umas luvas com pelo fofinha e se o destinatório fôr mulher então quase de certeza que a escolha recai num cachecol ou numa écharpe ou num perfume. Boring!! Que tal sermos ousados e diferentes. Se o chefe ou o patrão tiver filhos pequenos... pimba... não percam tempo e ofereçam um "RattleSnake". Vão ver que depois do olhar desconfiado inicial, quando voltarem ao trabalho depois das merecidas mas curtas férias da época, a primeira pessoa que ele vai cumprimentar e felicitar vão ser vocês. "Os meus miúdos adoraram o jogo das cobrinhas...". Por detrás daquele brilhozinho no olhar pode estar um pequeno aumento, quem sabe :)

2 - Nesta altura, quando estamos a fazer a lista da praxe, a vossa mulher vai-se lembrar de dizer "... epá, no ano passado aqueles deram-nos uns chocolatinhos, este ano temos de retribuir...". Pois, para aqueles casos em que temos de retribuir os Ferrero Rochê ou os Món Chérie da "season" anterior, nada melhor que comprar um "Time's Up" e garantir litros de risada em futuras festas familiares e reuniões de amigos.

3 - Depois há os primos que só vemos duas vezes por ano e que normalmente são "lá de cima". Não os queremos inundar de prendas supérfluas, mas também não queremos pagar uma pipa de massa. Queremos algo original, mas não queremos que pensem que somos malucos, só porque vivemos abaixo do Vouga. Para esses, nada melhor que comprar o "FITS". Quem é que nunca perdeu umas horitas a tentar encaixar umas formas geométricas coloridas de modo a formar linhas? Tetris nunca desiludiu ninguém. E este jogo seguramente que também não.

4 - Nunca podemos esquecer o nosso melhor amigo ou amiga. Aquela pessoa que ao longo do ano nos vai acompanhando e com quem já passámos grandes e divertidos momentos. Para o amigo, muitas vezes queremos algo especial. Mas desta vez, não vamos comprar o CD ou o DVD da sua banda preferida, vamos desafiá-lo mentalmente a estudar e aprender a jogar um "Alta Tensão". Vamos lá iluminar o seu horizonte :)

5 - E para a namorada? Ou para a mulher? Não vai nada? Esqueçam as carteiras de pele, os casacos da moda, os swatchs comemorativos. Ofereçam-lhe um "Dixit" e deixem-na regalar a vista enquanto vai folheando as cartas e dizendo "...tão fofinho...".

costa@spielportugal.org

[Comentários]